Este primeiro volume inicia nosso percurso pela história das pessoas surdas na escola brasileira, passamos por estudos fundamentais em torno de teorias, conceitos e princípios políticos de comunidade surda até chegarmos à uma proposta concreta de estruturação e progressão curricular – que será especificamente desdobrada em cada um dos próximos volumes.
Sobre a Coleção Ensinar e Aprender em Libras: Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior:
Uma obra que, como resultado de pesquisa e extensão, dedica-se à apresentação de teorias, conceitos e análise de estruturas educacionais que fundamentem uma proposta de referencial para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua nos vários contextos de oferta da Educação Bilíngue de Surdos em nosso país. Seus cinco volumes apresentam: fundamentos históricos e conceituais da educação de surdos no Brasil seguidos de abordagens especificas no contexto da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.