Este segundo volume trata do planejamento e estruturação da Libras no contexto de ensino e aprendizagem de bebês e crianças surdas em seus primeiros anos de educação formal. Para isso, passa pelos direitos ao aprendizado pela investigação lúdica do conhecimento e experimentação de si e do outro no brincar; conforme se estabelece na organização da Educação Infantil brasileira.
Sobre a Coleção Ensinar e Aprender em Libras: Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior:
Uma obra que, como resultado de pesquisa e extensão, dedica-se à apresentação de teorias, conceitos e análise de estruturas educacionais que fundamentem uma proposta de referencial para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua nos vários contextos de oferta da Educação Bilíngue de Surdos em nosso país. Seus cinco volumes apresentam: fundamentos históricos e conceituais da educação de surdos no Brasil seguidos de abordagens especificas no contexto da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.