CAPÍTULO 7: TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA


PÁGINA 11

Perceba que, diferentemente das razões seno e cosseno, que têm valores variando entre -1 e 1, a razão tangente pode assumir qualquer valor. Isso porque, a razão tangente é definida como a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente de um triângulo retângulo. Uma vez que os catetos podem ter quaisquer medidas, o valor da tangente não fica limitado a nenhum intervalo. 


Além disso, é importante destacar que existem ângulos que não admitem valor para tangente. Como vimos anteriormente, a tangente de um ângulo também pode ser dada pela razão entre o seno e o cosseno desse ângulo. 


Se o valor do cosseno for igual a zero, não é possível calcular essa razão. Isso acontece com os arcos de 90° (π/2 rad) e 270° ( 3π/2 rad)!


Vejamos agora qual é o sinal do valor da tangente, de acordo com a posição dos arcos no círculo trigonométrico. Primeiramente, destacamos que o eixo das tangentes é orientado em sentido crescente, de baixo para cima. 


Com isso, para arcos do primeiro quadrante, os valores da tangente são positivos. Veja que, realizando o processo que descrevemos anteriormente, ao se estender o segmento que liga o centro da circunferência trigonométrica à extremidade do arco (que é a hipotenusa do triângulo retângulo associado ao arco) até o eixo das tangentes, estaremos sempre na parte positiva do eixo. 


Observe a figura a seguir, em relação ao arco AN: 

 

Figura 99: Valor positivo da tangente para arcos 
do primeiro quadrante.