CAPÍTULO 2: ÂNGULO


PÁGINA 6

Vale dizer que essa divisão da circunferência em 360 partes para a determinação do grau é arbitrária, convencionada, poderia ser qualquer outra. É uma herança histórica de povos egípcios e árabes, a partir da suposição de que o sol realizava uma volta completa, em órbita circular, em torno da Terra em 360 dias. [Ressalte-se que essa é uma concepção comprovadamente equivocada, refutada pela teoria heliocêntrica. É a Terra que realiza uma volta completa em torno do sol, em órbita elíptica, em 365 dias. Ainda assim, como indicado, a divisão da circunferência em 360 partes para determinação do grau mantém-se como uma convenção e uma herança histórica]. Logo, cada dia representava uma parcela desse percurso, ou seja, cada dia equivaleria a um 1° do percurso, completando em um ano 360°.


Para encerrarmos nossa discussão sobre ângulos nesse primeiro momento, é importante saber ainda que, de acordo com a sua medida, os ângulos podem ser classificados de três formas. 

Um ângulo que mede exatamente 90° é chamado de ângulo reto. É possível associá-los a “cantos” ou “quinas”. O ângulo reto é comumente representado graficamente tal como apresentado nas figuras abaixo:

 

Figura 10: Representação de ângulo reto.