CAPÍTULO 6: CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA


PÁGINA 1

Realizada essa incursão pelos conceitos de circunferência e círculo, vamos agora retomar os estudos sobre razões trigonométricas. 


Quando tratamos das razões trigonométricas de um ângulo (seno, cosseno, tangente – e suas inversas: cossecante, secante e cotangente), vimos que tais razões referem-se aos lados de um triângulo retângulo. Além disso, vimos também que todo triângulo retângulo possui um ângulo reto e dois ângulos agudos, você se lembra? 


Como as razões trigonométricas são tomadas sempre em relação a um dos ângulos agudos de um triângulo retângulo, somos levados a pensar que só é possível calcular essas razões para ângulos menores do que 90°, não é mesmo?

 
Mas isso não é verdade! Podemos calcular o seno, o cosseno e a tangente (e suas inversas) de um ângulo de qualquer medida! Para isso, entretanto, precisaremos conhecer um novo conceito muito importante nos estudos em trigonometria: a circunferência trigonométrica (também chamada de círculo trigonométrico, ciclo trigonométrico, ou ciclo unitário).