APRESENTANDO O LIVRO


APRESENTAÇÃO

Este é o primeiro volume da Coleção FOR-MA-TEMÁ-TICA: Matemática em Estudo, elaborado pelo Grupode Estudos e Pesquisa em Alteridade e Educação Matemática – Gepam/UFSC (gepam.ufsc.br), no âmbito dedois projetos em desenvolvimento: O projeto de pesquisa “Na vibração com a alteridade surda, o que pode a Matemática?” e o projeto de extensão “Por uma Matemática Surda: ensino de Matemática em Libras”.

 

O grupo tem por objetivo produzir estudos e pesquisas que problematizam as relações entre alteridade e educação matemática. É liderado pelas professoras doutoras Rosilene Beatriz Machado e Janine Soares de Oliveira, econta com a participação de alunos de graduação em Matemática e graduação em Letras-Libras, alunos de pós-graduação, professores que ensinam Matemática, Física, Química e também tradutores e intérpretes de Libras.

 

Neste material, apresentamos em versão bilíngue Português-Libras alguns dos principais conceitos matemáticos relacionados ao conteúdo de trigonometria presentes no currículo de Matemática, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. Assim, no decorrer das páginas que seguem, o leitor encontrará uma discussão conceitual sobre: ângulo, triângulo; razões trigonométricas no triângulo retângulo; círculo e circunferência; circunferência trigonométrica; seno, cosseno e tangente de um arco trigonométrico; e razões trigonométricas em triângulos quaisquer.

 

Este texto foi escrito a partir do estudo de materiais específicos sobre trigonometria, de livros didáticos, bem como de nossas experiências com o ensino deste tema. Optamos por não apresentar demonstrações de teoremas ou leis matemáticas, assim como optamos por focar tão somente em uma discussão conceitual, sem ênfase na resolução de exercícios. Se o leitor tiver curiosidade, poderá encontrar facilmente, tanto as demonstrações quanto a resolução de exercícios relacionados à trigonometria, em sites de internet especializados ou livros de Matemática.

 

Além disso, por ser tratar de um material elaborado a partir de projetos que propõem dialogar com intérpretes de Libras e estabelecer uma interlocução com esses profissionais e demais interessados na educação de pessoas surdas, acreditamos ser importante disponibilizar também uma versão em Libras. As escolhas tradutórias se fundamentam na experiência da tradutora a partir de sua formação em Matemática e sua experiência em projetos de tradução para Libras, contando ainda com a parceria de revisão de um tradutor experiente. Assim, não temos intenção de impor ou mesmo propor qualquer pa-dronização de sinais mas sim, contribuir para a reflexão sobre a construção do discurso matemático em Libras.

 

Com isto, é nosso intuito que este material possa servir como material de apoio e estudo a tradutores e intérpretes de Libras e a professores que ensinam Matemática no trabalho com conceitos trigonométricos em suas auLas. Mas, também, que possa servir como um rico material de estudo a estudantes de Matemática ou qualquer pessoa que deseje aventurar-se por esse tema.

 

Desejamos uma boa leitura!