E por que isso acontece? Você se lembra do fato de que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180°? Então… No caso dos triângulos retângulos, por definição, um dos seus ângulos internos sempre mede 90°. Se além do ângulo reto, dois (ou mais) triângulos retângulos possuem um segundo ângulo interno de medida comum, o terceiro ângulo interno obrigatoriamente também terá uma medida comum, afinal a soma dos três ângulos internos deve ser 180°.
Nos casos acima, por exemplo, temos dois triângulos retângulos com um ângulo interno que mede 26°. Como eles possuem, ambos, um ângulo reto (porque são triângulos retângulos), obrigatoriamente, o terceiro ângulo interno, em ambos os triângulos, medirá 64°, pois 90° + 26° + 64° = 180°.
Mas talvez você esteja se perguntando: o que significa, afinal, que dois (ou mais) triângulos sejam semelhantes?
Sabe quando você dá um “zoom” em uma foto no celular, por exemplo? A imagem inteira aumenta ou diminui sem que nenhum elemento da foto fique distorcido, não é mesmo? Isso acontece porque a imagem aumenta ou reduz proporcionalmente. É exatamente isso o que acontece com triângulos semelhantes: as medidas dos ângulos permanecem inalteradas e os lados aumentam ou diminuem em uma mesma razão (ou proporção).