CAPÍTULO 4: TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS


PÁGINA 9

É por esse motivo que o seno de um ângulo terá sempre um valor fixo. Ou seja, em qualquer triângulo retângulo que possua um ângulo de 26°, por exemplo, a razão entre o cateto oposto a esse ângulo e a hipotenusa será de aproximadamente 0,4384, independentemente do tamanho do triângulo.


Da mesma forma, isso acontece com todas as outras razões trigonométricas, para qualquer ângulo. Por exemplo, considerando-se o ângulo de 30°, temos que o sen(30°) é sempre 0,5; o cos(30°) é sempre aproximadamente 0,8660; a tg(30°) é sempre aproximadamente 0,5774, a sec(30°) é sempre aproximadamente 1,1547; a cossec(30°) é sempre 2; e a cotg(30°) é sempre aproximadamente 1,732.

Esses fatos já são conhecidos há bastante tempo, com registros históricos datados desde a antiguidade. Uma vez que os valores dessas razões são constantes, ter à disposição uma tabela de razões trigonométricas auxilia muito em cálculos matemáticos envolvendo ângulos e triângulos. Há indícios de que a primeira tábua (tabela) de senos tenha sido construída na Índia e data do século IV ou V d.C.!
Por curiosidade, apresentamos abaixo uma tabela com os valores das razões seno, cosseno e tangente para os ângulos inteiros de 0° a 90°:

 

Tabela 1: Tabela trigonométrica dos ângulos inteiros de 0° a 90°.