CAPÍTULO 2: ÂNGULO


PÁGINA 2

Um ângulo geralmente é representado graficamente por um arco, disposto próximo ao vértice, ligando as duas semirretas. Observe as figuras abaixo:

Figura 04: Representação de ângulos.

 

 

Mas atenção! Essa representação pode induzir ao equívoco de se considerar que o ângulo seja a região delimitada pelo arco nas figuras. Não é isso! Lembre-se: o arco é apenas uma representação, um indicativo dos ângulos que estão sendo considerados. O ângulo é tudo que fica delimitado (ou internamente, ou externamente) pelas semirretas que o formam, independentemente de onde esteja indicada sua representação gráfica.

 

Figura 05: Ângulo interno e ângulo externo.

 

 

Os ângulos podem também ser nomeados. Para tanto, é usual utilizar letras gregas, tais como α(alpha), β(beta), γ(gamma), ε(epsilon), etc.

 

Figura 06: Ângulos nomeados com letras gregas.

 

 

Um ângulo pode ainda ser medido. Geralmente, essa medida é expressa em uma unidade de medida chamada grau. [Grau aqui é uma unidade de medida de ângulo! Não se trata do mesmo grau usado para medir temperaturas, que é o grau célsius!] Muito provavelmente você já ouviu expressões do tipo: “um ângulo de 40 graus”; ou “uma inclinação de 30 graus”; ou “uma abertura de 60 graus”; ou “um giro de 180 graus”. Todas essas expressões referem-se a medidas de ângulos.