CAPÍTULO 5: CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA


PÁGINA 8

Legal, não é? Mas ainda não acabou! Vimos na primeira seção que ângulos são geralmente medidos em graus. No entanto, há também uma outra unidade de medida de ângulo que é bastante utilizada nos estudos trigonométricos: o radiano (também denotado pela abreviação rad). Você já ouviu falar dele?


Para falarmos sobre o radiano, é importante reforçar: medir é comparar! E a unidade de medida utilizada é o parâmetro para essa comparação, para dizer quanto “cabe” da unidade de medida naquilo que está sendo medido ou, em outras palavras, para dizer quantas vezes aquilo que está sendo medido é maior ou menor do que a unidade de medida em questão.


Já vimos que o grau é uma unidade de medida de ângulo e que é uma das 360 partes iguais em que uma circunferência é dividida. Ou seja, o grau é um arco equivalente a 1/360 da circunferência. 

 

Quando medimos um ângulo utilizando o grau, o que essa medida nos diz, então, é quantas dessas partes (graus) “cabem” na “abertura” do ângulo considerado. Ou, quantas vezes a “abertura” do ângulo é maior (ou menor) do que esse arco de circunferência (o grau).